quinta-feira, 10 de maio de 2018

[TUTORIAL] Substituição da central multimídia original do smart fortwo 451

Não vou negar. Uma das coisas que me irritou um bocado no carro (que peguei na última terça-feira) foi a central multimídia original (Bosch Highline).


A interface do usuário é ruim, o touch-screen tem péssima sensibilidade, a única coisa (relativamente) boa é a qualidade de áudio.

Para completar, o touch screen estava totalmente descalibrado, e mesmo após várias tentativas não consegui calibrá-lo a contento.

Imagine operar o rádio desse jeito (touch descalibrado e
sem responsividade)no meio do trânsito?

Pesquisando no site Evilution (uma das maiores referências técnicas em modelos smart na Internet) e em fóruns estrangeiros como o SmartCarOfAmerica, e vendo a quantidade de reclamações sobre a central (especialmente o touch screen falho), cheguei à conclusão: não presta.


"The Bosch Highline stereo is a piece of sh*t even when it works properly.


It's over priced, no TMC in many countries, low resolution screen, slow, UX is terrible, GUI is outdated and the satellite navigation is terrible as the maps are from 2009 and you can't do a full postcode search.


(...)


The fact that these units are also incredibly unreliable is an insult.


If you have a Highline that has failed, don't mug yourself off and replace it with another one. Buy something better that won't fail again in 2 years."

Traduzindo:

"O som Bosch Highline é uma bela b*sta mesmo quando funciona corretamente.

É extremamente caro, o TMC (Traffic Message Channel) não funciona a contento em vários países, a resolução da tela é baixa, o UX (nota do tradutor: não sei o que é isso nem consegui descobrir do que se trata) é terrível, a interface do usuário é obsoleta e a navegação por satélite é terrível, já que os mapas são de 2009 e não é possível buscar endereços por código postal.



(...)



O fato que esses aparelhos são, além disso, extremamente não confiáveis, é um verdadeiro insulto.


Se você tem um Highline com defeito, não se dê ao trabalho (de tentar consertá-lo) e troque-o por outro. Compre algo melhor, que não vá estragar de novo após 2 anos."



Dessa forma, achei por bem, já que (olha que eu sou um cara paciente e fuçador, e desisti do rádio em apenas 24 horas) trocar a central.

Escolhendo o novo rádio


O fato é que eu não sou exatamente um fã de DVD em carro, por considerá-lo uma distração desnecessária. Então, por mim, um rádio 2DIN normal me atenderia (não queria também colocar um rádio "tamanho padrão" pois exigiria gastar dinheiro em um adaptador). Todavia, a única opção disponível (no mercado brasileiro) de rádio 2DIN com os recursos que eu quero (USB/Ipod/Bluetooth), mas sem uma tela de vídeo, é um modelo da Kenwood, o DPX5002BT:

Seria uma boa opção (gosto de rádios tradicionais, com botões físicos) se ele não fosse tão caro, custando o mesmo (se pegar preços do MercadoLivre, custa até mais) que um DVD 2DIN básico da Pioneer. Preço médio deste rádio em boas lojas online é na faixa de R$ 770,00, bem próximo aos R$ 790,00 que custa o modelo de DVD 2DIN mais barato da Pioneer (AVH-A208BT) nas mesmas lojas. 


Então, acabei indo para o DVD. Aí, haveria várias opções no mercado: GPS integrado, Android Auto/Apple Car Play/espelhamento de smartphone/1 ou 2 USB, TV digital/controle de iPod via USB, etc.

Fui filtrando pelo o que eu não precisava:
  • GPS integrado: algo desnecessário na era do smartphone (fora os custos para atualizar mapas). O Waze resolve bem, e se estiver em área sem cobertura de rede celular, dá pra usar o excelente Here Maps;
  • TV digital: se eu não gosto nem de DVD no carro, para quê vou querer assistir TV? Quanto menos distração visual, melhor;
  • Apple Car Play: Com exceção do meu velho iPod Nano 4ª geração, não tenho smartphone Apple (nem pretendo ter), então é um recurso desnecessário para mim;
  • Android Auto/espelhamento de celular: Seria uma boa para mim (ainda que bem supérfluo), não fosse o fato dos smartphones da Asus não serem mais compatíveis com essa função desde a atualização para o 6.0 - como em tese também não pretendo mudar de marca de smartphone, não preciso do recurso; 
  • Playback de MP3 e iPod via USB: Esse recurso para mim é essencial. 
  • Quantidade de portas USB: Não nego que 2 USB seriam bem-vindas, mas é algo oferecido só nos modelos mais completos e mais caros, então me contentei com apenas uma;
  • Suporte a câmera de ré (já que vou pegar um modelo com tela): altamente desejável, ainda que o smart seja um carro pequeno, a câmera de ré é bem útil, especialmente com a capota abaixada. 
Não queria produtos "genéricos" como as centrais multimídia Android chinesas que existem aos montes no mercado, nem aquelas "baratinhas" de marcas "nacionais" (mas que todos sabemos que são genéricas etiquetadas com marcas daqui). Queria algum produto que pelo menos fosse de uma  marca consagrada e com suporte e garantia em território nacional. O modelo escolhido, então, foi o AVH-A208BT da Pioneer. Em que pese achá-lo bem mais em conta em lojas online, preferi pagar o preço cheio (R$ 899,00 em 10 parcelas) em uma loja física aqui na cidade (Fujioka, no ParkShopping) para comprar o aparelho e instalá-lo (por conta própria) o quanto antes. 

A instalação


Há vários tutoriais de troca de rádio do smart fortwo 451 na Internet (inclusive no Evilution), então em tese seria simplesmente mais fácil colocar um link para o artigo original do Evilution e pronto. Porém, para aqueles que não tem muita familiaridade com o idioma inglês, vale à pena fazer minha própria versão do passo-a-passo, lembrando que meu tutorial se aplica aos fortwo 2011-2015 (os modelos mais antigos dão um pouquinho mais de trabalho por causa do design do painel de instrumentos, mas é só seguir o artigo original do link acima). 

Gastei aproximadamente 1 hora para fazer a instalação (um pouco menos), o trabalho foi realmente trivial, deu mais trabalho para remover os itens originais (lembrando que a antena de GPS e o microfone Bluetooth originais são integrados ao carro e não podem ser retirados) do que para colocar o rádio novo. Vale lembrar que o rádio original do smart utiliza conectores ISO de 16 vias padrão, e que boa parte dos rádios atualmente vendidos já vem com o plugue macho adaptado ao chicote, ou seja, não é necessário qualquer corte de fios (a menos que você queira ligar o rádio sem a chave no contato, aí algum trabalho será necessário - não detalharei isso neste post). Se você não faz questão de que o rádio funcione sem a chave na ignição, a instalação é totalmente plug and play.


Conjunto de cabos do rádio Pioneer


Itens necessários:
  • 01 smart fortwo do ano e cor de sua preferência (o tutorial em voga se aplica dos modelos 2011 a 2015 vendidos no Brasil);
  • 01 rádio 2DIN da marca e modelo de sua preferência;
  • 01 adaptador de antena (encontrado por menos de R$ 10,00 em qualquer loja de auto-peças);
  • 01 chave torx T25;
  • 01 chave de fenda;
  • 01 alicate universal (eu usei um de corte mesmo que era o que estava mais à mão);
  • abraçadeiras plásticas ou fita isolante para "enrolar" o excesso de fio (conforme sua preferência);
  • se o seu smart for um MHD com rádio 1DIN, pode ser necessário adquirir uma moldura, encontrada facilmente no MercadoLivre;
  • se seu smart for anterior a 2011, você PRECISARÁ adquirir uma moldura, encontrada facilmente no MercadoLivre

Antes de instalar o novo rádio, é fundamental desligar a chave de ignição, por segurança.

1º passo: Com cuidado, retire o conjunto de botões abaixo do rádio (onde há os comandos de trava elétrica e pisca-alerta). A peça é apenas encaixada e sai inteira:


2º passo: Com uma chave torx T25, retire o parafuso inferior da moldura do rádio. Guarde-o em local seguro e acessível:



Cuidado para não deixar o parafuso cair lá dentro, senão você vai ter (muito) trabalho para "pescá-lo":


3º passo: Com suas mãos (e com MUITO cuidado para não quebrar), pegue a moldura do rádio pelas suas laterais superiores e vá puxando,devagar, até que ela desencaixe. Pode ser necessário dar uma "forçadinha" na parte superior (acarpetada) do painel (bem de leve) para abrir espaço para puxar a moldura:


4º passo: Solta a parte de cima, pode retirar a moldura:

5º passo: Com a mesma chave torx T25, retire os quatro parafusos que prendem a bandeja do rádio ao painel do carro, e guarde-os junto com o parafuso retirado no passo 2 (pode guardar junto com o parafuso já retirado, não tem problema em misturá-los, são da mesma medida):


6º passo, Puxe, com cuidado, o conjunto de rádio/bandeja para fora do painel:


7º passo: Desconecte todos os cabos da parte traseira do aparelho:


8º passo: Retire (com cuidado, é encaixado), usando uma chave de fenda ou espátula plástica, o conjunto de entrada USB/Auxiliar na parte interna do porta-luvas. Guarde.
Nota: se o seu rádio novo possui as entradas USB e auxiliar na parte frontal, você pode deixar essa peça no lugar, para não ficar o buraco no porta-luvas, apenas lembre-se que estará desligada.


9º passo: Com o rádio fora do painel, retire os quatro parafusos Philips que prendem o rádio original à gaveta, e os guarde em local seguro:


10º passo: Aproveite que o rádio está fora do painel para escolher o local de montagem do microfone  para o viva-voz Bluetooth. Eu, particularmente, prefiro instalá-lo colado na parte superior da capa da coluna de direção, mas o kit vem com fio suficiente para montá-lo até no alto da coluna dianteira se você preferir. Passe a fiação pelo canto superior esquerdo de onde seria a moldura original (a primeira a ser retirada) do rádio. Deixe um pouco de folga de fio do lado de fora. Passe o plugue do microfone para dentro (em local onde não vá ser "esmagado" pelo rádio ao colocá-lo de volta) , até o fundo e voltando para fora pelo próprio buraco do rádio.


(nesta imagem está só a base do microfone)

passagem do fio do microfone

11º passo: Faça o mesmo com o cabo de extensão USB (caso fornecido), passando-o do porta-luvas até a o nicho central do rádio. Caso queira usar a entrada auxiliar na traseira do aparelho (não o fiz), compre um cabo extensor de 3.5mm (um plugue macho e um fêmea) e passe-o junto do USB:


12º passo: Monte o rádio novo na gaveta, prendendo-o à gaveta com os parafusos fornecidos com o aparelho (guarde os originais junto com o rádio original):


13º passo: Ligue o chicote do rádio na traseira do aparelho:


14º passo: Coloque o adaptador de antena no cabo da antena original;


15º passo: Ligue o cabo de "freio de mão" (handbrake). O procedimento legalmente correto seria ligá-lo ao interruptor do freio de mão (para que o DVD só transmita vídeo com o carro parado e brecado), porém como é algo que dá MUITO trabalho, preferi ligá-lo diretamente. Nesse caso, você o ligará ao fio terra do chicote do novo rádio (o fio preto). Conector de pressão para fazer a ligação, no caso do Pioneer, já é fornecido. Não se esqueça que dessa forma o DVD vai funcionar para passar vídeo 100% do tempo, mesmo com o carro em movimento, e que assistir vídeos com o carro em movimento é infração de trânsito, então não me responsabilizo se você tomar uma multa por isso 😂😂😂, cabe a você ter o bom senso de não ficar assistindo filminho enquanto dirige:


16º passo: Ligue todos os cabos (USB, microfone, auxiliar, antena) ao rádio, assim como o conector ISO de 16 vias (não tem como confundir, ele só entra no local certo). Se seu rádio novo tiver GPS integrado, não se esqueça também de ligar o cabo da antena do GPS e colocá-la escondida no painel, em local seguro.


17º passo: Enrole o excesso de fio (dos cabos do microfone e do freio de mão) com abraçadeiras plásticas ou fita isolante:


18º passo: Ligue a chave e teste para ver se está funcionando, se o som está funcionando, etc. Caso positivo, desligue a chave e prossiga. Caso negativo, desligue a chave e verifique novamente os passos anteriores.





19º passo: Encaixe o conjunto gaveta/rádio no painel, com cuidado, se sentir que algum fio está no caminho e a gaveta está "pegando", volte e organize a fiação. A gaveta tem que entrar livre, sem nada "agarrando".


20º passo: Repita o passo 18 (teste novamente para ter certeza) e prossiga para o 21º

21º passo: Prenda a gaveta ao painel com os mesmos quatro parafusos torx T25 que você retirou no 5º passo.


22º passo: Encaixe a moldura de volta ao painel, primeiro pela sua parte inferior (pode precisar "forçar" um pouco para encaixar, cuidado). Não coloque o parafuso torx ainda.

22.1 - Insira primeiro a parte inferior

22.2 - Com "jeitinho" a moldura vai encaixar na parte inferior da bandeja



23º passo: Faça os ajustes finais nos fios do microfone, para que o mesmo não fique "solto" e pendurado no painel (sugiro "silver tape" na cor preta, encontrável em boas lojas de material de construção). Não tenho fotos desse passo pois ainda não fiz isso.

24º passo: Estando a parte inferior encaixada, encaixe a parte superior. Vá abrindo os dois lados com cuidado e empurre para dentro até travar. Verifique se está tudo alinhado.

Encaixe a parte superior para travar

25º passo: Com CUIDADO para não perdê-lo no buraco, coloque o parafuso torx T25 retirado no 2º passo de volta em seu lugar.


26º passo: Encaixe o módulo de botões do painel de volta ao lugar.


27º passo (OPCIONAL): Tape o buraco da retirada do USB/Aux original no porta-luvas. Você pode usar silver tape na cor preta para isso, ou fazer como eu fiz, retirar os plugues da tampinha original. Vai ser necessária alguma modificação (um corte na tampinha) para passar seus fios por dentro dela.


28º passo: Curta seu novo sistema de som! E como diz o editor do Evilution, "fique feliz por ter se livrado do Bosch Highline" 😂😂😂 (você pode até não concordar comigo e gostar do rádio original, mas EU estou feliz de mr livrar dele rsrsrsrsrs)


"Vivaaaaaa Las Vegas"

Veredito


O novo sistema de som, além de ter acabado com minha agonia com a operação do Highline, usa vários botões físicos (e o touchscreen pelo menos funciona direito), o que torna sua operação mais fácil, uma distração a menos. Além disso, possui mais qualidade e potência, e permite (não que eu vá fazê-los, já "passei dessa fase" há pelo menos 15 anos) upgrades como amplificador e subwoofer (o rádio possui todos os recursos necessários para isso, como saídas RCA pré-amplificadas, saída exclusiva para subwoofer, crossover interno, etc., itens que passam longe de QUALQUER rádio original) e entrada para câmera de ré (que pretendo instalar mais à frente).

Além disso, mesmo com os falantes originais e sem amplificador externo, tanto a potência quanto a qualidade de som é bem superior (digo até mais do que necessário para o meu perfil de uso), bem como toda a possibilidade de ajustes do equalizador. 

Único "porém" do novo rádio é que os rádios mais recentes da Pioneer infelizmente não são mais compatíveis com iPods antigos como o meu (um Nano de 4ª geração, firmware 1.04 - não há mais atualizações para ele) , exigindo versão mínima 1.10 para reconhecer o dispositivo (só para mencionar: o rádio original aceitava - mas não oferecia recursos de navegação em playlists, por exemplo). Então, voltemos ao pen drive

Não tive oportunidade, ainda, de testar o uso do viva-voz Bluetooth, mas também não tenho como comparar com o rádio antigo já que também não cheguei a testar o recurso nele. Todavia, os recursos de importação de lista telefônica, últimas chamadas e a criação de números favoritos são bem úteis. Mas minha experiência prévia com rádios Pioneer com Bluetooth (tive um dos primeiros Pioneer com o recurso, há coisa de 8 anos, em um Renault Sandero) indica que funcionará muito bem  e com qualidade excelente de som nas ligações telefônicas (o microfone é idêntico ao que vinha no rádio Pioneer de 2010, que é bem sensível).

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