Como sabemos, o smart fortwo é um carro importado relativamente raro no Brasil, o que de certa forma pode gerar algumas dificuldades para contratação de seguro.
O último ano comercializado é 2015, mas a imensa maioria dos modelos vendidos aqui são de 2013 pra trás (ou seja, são importados com mais de cinco anos, o que geralmente recai na "não aceitação", em que pese o baixíssimo índice de sinistralidade do modelo).
Procurei minha corretora, e como o HB20 já estava segurado, a opção foi endossar o seguro do antigo March da esposa (que já estava vencendo, de qualquer forma).
Meu perfil é: casado, mais de 40 anos, residente em Brasília, habilitado há mais de 10 anos, garagem fechada em casa e sem estacionamento no trabalho, sem cobertura para motoristas até 26 anos (não temos filhos), incluído carro reserva básico (não que eu precise, já que tenho a moto). O bônus utilizado foi classe 3 (já que aproveitei o seguro do carro da minha esposa, que era mais recente).
Nessas condições, consegui, no início de Maio de 2018, as seguintes cotações, sempre com franquia reduzida:
ALFA SEGURADORA - Franquia de R$ 2.494,00, prêmio R$ 2.943,90
TOKIO MARINE - Franquia de R$ 3.714,90, prêmio de R$ 3.448,88
BRADESCO - Franquia de R$ 1.664,81, prêmio de R$ 3.802,51
HDI - Franquia de R$ 2.337,40, prêmio de R$ 3.881,93
LIBERTY - sem aceitação
SUL AMÉRICA/CAIXA - sem aceitação
PORTO SEGURO - sem aceitação
ITAÚ - sem aceitação
AZUL - sem aceitação
ZURICH - sem aceitação
Cheguei ainda a fazer uma simulação de seguro novo (sem usar o bônus) pelo Banco do Brasil e ficou em aproximadamente R$ 5.300,00.
Sim, é um valor relativamente alto (fechei pela Alfa em 1+5 no boleto), mas devemos convir que é um seguro com baixa classe de bônus (3), e que para fins de apólice o smart fortwo Cabrio é considerado "esportivo importado". Para o HB20 (em virtude da alta sinistralidade - está sendo um dos carros mais furtados do País ultimamente), eu pago aproximadamente R$ 2.000,00/ano com bônus classe 10 (claro que com valores de franquia bem mais baixos, por se tratar de um carro popular nacional).
Para um smart coupé ou MHD os valores devem, provavelmente, ser bem mais baixos.
Aliás, para fins de comparação, acabei de renovar também o seguro do Hyundai HB20. Pela mesma seguradora (Alfa), ficou em R$ 1.422,00 com franquia de R$ 1.770,00 , mas, mesmo sendo um seguro com bônus classe 10, houve propostas bem mais caras que a do smart com bônus classe 3: Azul Seguros (R$ 3.998,07) , Itaú Seguros (R$ 4.495,17) e Porto Seguro (R$ 4.712,48).
Para um smart coupé ou MHD os valores devem, provavelmente, ser bem mais baixos.
Aliás, para fins de comparação, acabei de renovar também o seguro do Hyundai HB20. Pela mesma seguradora (Alfa), ficou em R$ 1.422,00 com franquia de R$ 1.770,00 , mas, mesmo sendo um seguro com bônus classe 10, houve propostas bem mais caras que a do smart com bônus classe 3: Azul Seguros (R$ 3.998,07) , Itaú Seguros (R$ 4.495,17) e Porto Seguro (R$ 4.712,48).
Fica a dica, então: se você pensa em adquirir um smart e, assim como eu, não consegue ficar tranquilo em rodar sem seguro, verifique com seu corretor antes se o modelo/ano dele é aceito. Esta recomendação é especialmente importante caso você vá endossar o seguro de seu carro anterior, pois pode ocorrer de sua seguradora estar dentre aquelas que não aceitam o modelo, e nesse caso você teria de cancelar sua apólice e fazer uma nova (aproveitando o bônus, é claro).
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