Em que pese o fato de o carro ter sido revisado pelo dono anterior agora em Fevereiro, eu adquiri um filtro de ar K&N (para uso na caixa de ar original) e resolvi instalá-lo.
Justificativa racional (desculpa para gastar o dinheiro, use essa quando sua esposa perguntar): Sim, é fato que a instalação de um elemento de filtro de ar de alto fluxo "esportivo" (não estou falando de sistemas de indução de ar reprojetados, e sim da simples troca do elemento filtrante) em carros 100% originais, mesmo com motor turbo como no smart, não dá qualquer diferença de performance além do "efeito placebo". Todavia, acho interessante a troca pois é um filtro feito para durar a vida toda do veículo, não requerendo troca, apenas manutenção periódica (limpeza e reposição do óleo do elemento filtrante) em intervalos similares ao que seria de uma troca de filtro de ar original.
Justificativa real: eu gosto do ronco mais "encorpado" que o filtro de ar de alto fluxo dá ao motor, e isso já é razão suficiente para eu efetuar a troca. 😂😂
Trocar um elemento de filtro de ar não é um processo difícil em qualquer carro, mas considerando as peculiaridades do fortwo 451 (cofre do motor apertadíssimo) acho que vale um tutorial para que o processo seja o mais rápido e indolor possível.
O kit de limpeza original da K&N ainda custa menos que um filtro original, e é suficiente para umas cinco ou seis limpezas (eu já tinha o kit de limpeza pois sempre usei filtros esportivos em minhas motos - ainda vou instalar um na Heritage 2018 mas não tive tempo, em que pese a peça já estar lá em casa).
Material necessário
- 1 smart fortwo 451 do ano, cor e versão de sua preferência- 1 chave de fenda
- 1 filtro de ar (original, paralelo ou algum de alto fluxo de sua preferência) (*)
(*) Referências do filtro de ar:
Original smart: 10940301, 132090001, A00100940301 ou A132090001
Fram CA10604
AC Delco A3681C
Hengst E1002L
K&N 33-2417
BMC FB535/20
O filtro K&N 33-2417
Procedimento para a troca
Recomendo seriamente realizar o procedimento com o motor frio, para evitar queimaduras e ferimentos, já que o espaço no cofre do smart é bem apertado.
1. Abra a tampa do porta-malas;
2. Recolha a cobertura interna do porta-malas;
3. Solte o velcro da divisória do porta-malas;
4. Enrole a divisória do porta-malas sobre o seu próprio suporte (esse procedimento é necessário para que você jogue o carpete ali por trás, visando que ele não fique caindo sobre o motor e atrapalhando seu serviço);
5. Levante o carpete e o empurre por trás do suporte da divisória do porta-malas;
6. Retire o parafuso central que trava a tampa do motor. Guarde em local seguro para não perdê-lo;
7. Retire a tampa do motor;
8. Retire a abraçadeira metálica que prende o tubo de entrada de ar à tampa da caixa do filtro. Use uma chave de fenda para afrouxá-la. Cuidado para não perdê-la no cofre do motor;
9. Desencaixe o tubo da tampa da caixa do filtro. O processo requererá alguma força, mas ainda assim faça com cuidado para não quebrar nada;
10. Solte as três presilhas metálicas que travam a tampa à caixa do filtro de ar (uma delas fica localizada exatamente abaixo do tubo que você deslocou, as outras duas ficam nas extremidades). Não precisa se preocupar em perdê-las, elas são parte da caixa do filtro;
11. Puxe a tampa do filtro de ar para trás e para a direita, com cuidado, se necessário puxe um pouco o tubo de entrada de ar para facilitar o processo, novamente, cuidado para não quebrar. Não me responsabilizo por "mão suína" nem "pata de elefante" no processo;
12. Com o filtro de ar totalmente exposto, o retire;
13. Se a caixa do filtro estiver muito suja por dentro, aproveite para limpá-la com um pano úmido;
14. Instale o novo filtro;
15. Encaixe a tampa sobre o filtro. Observe que há recortes na tampa, que devem encaixar perfeitamente em orifícios na parte do fundo (mais à frente do carro) da caixa do filtro de ar;
16. Encaixe o tubo de entrada de ar na tampa;
17. Trave as três presilhas (**);
(**) ué, mas na desmontagem a presilha do meio não foi solta depois do tubo do filtro de ar? na remontagem o tubo do filtro vai antes, é isso?
R: Sim, pois o que dificultava o acesso à presilha central antes de desmontar não era o tubo, mas a abraçadeira metálica
18. Recoloque a abraçadeira metálica que prende o tubo à tampa do filtro de ar e aperte o parafuso;
19. Opcional (para o K&N): Cole o adesivo de advertência (filtro reutilizável, não troque, não jogue fora!) na tampa do filtro de ar - talvez o BMC também venha com algo assim;
20. Recoloque a tampa do motor e a trave com o seu parafuso próprio;
21. Recoloque o carpete de volta na posição;
22. Recoloque a divisória do porta-malas na posição;
23. Recoloque a cobertura do porta-malas na posição;
24. Feche o porta-malas;
25. Use seu carro.
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