Uma das mais conhecidas lojas on-line de acessórios de personalização e performance para os modelos smart é a SmartMadness.
Trata-se de uma empresa com duas lojas nos EUA (uma na Califórnia e outra no Texas), que possui tudo o que você imaginar em termos de acessórios para os vários modelos da marca: desde kits de upgrade para motor, escapamentos e rodas, até detalhes para acabamento interno como aros de fibra de carbono para os relógios do painel, de kits aerodinâmicos Lorinser e Brabus a peças originais.
Trata-se de uma loja que trabalha APENAS com acessórios para smarts em geral, altamente especializada.
Bom, eu não pretendo "tunar" meu smart, apenas ajustar alguns "detalhes".
Fiz meu pedido no dia 7 de maio. Como era meu primeiro pedido com a loja, recebi no dia seguinte um pedido de envio de documentos para verificação de identidade. Enviei os documentos e não tive resposta.
No dia 14/05, reenviei os documentos solicitando confirmação de recebimento e nada.
Entrei em contato com a loja por meio do site, informando o número do pedido e que eu já havia enviado a documentação solicitada por duas vezes (provavelmente meu e-mail caiu na caixa de spam da loja) e pedindo que verificassem, e para minha surpresa, em apenas 10 minutos recebi a resposta (devia ter feito isso já no segundo dia após o envio da comprovação de identidade 😂). Meu pedido havia mudado de "pendente" para "em processamento".
Adquiri os seguintes itens, todos que eu já estava habituado a ter em meus carros anteriores mas que não vem no smart vendido no Brasil:
- porta-óculos original smart: USD 34.99
- porta-copos "Deluxe" para o console central, original smart: USD 69.99
- apoio de braços (central) para o motorista, Armster Deluxe: USD 199.99
O frete para o conjunto todo ficou em USD 109.97 (dentro do esperado para peças grandes vindas dos EUA), totalizando a compra em USD 414.94.
O porta-óculos nada mais é que um "suporte" que vai em um nicho no painel de instrumentos, à esquerda da coluna de direção, mas é mais prático que aqueles suportes para quebra-sol (aqueles vendidos em quiosque de shopping) que eu usava antes.
O porta-óculos nada mais é que um "suporte" que vai em um nicho no painel de instrumentos, à esquerda da coluna de direção, mas é mais prático que aqueles suportes para quebra-sol (aqueles vendidos em quiosque de shopping) que eu usava antes.
Já o porta-copos (item essencial em qualquer carro vendido nos EUA, e que era de série nos modelos lá ofertados rsrsrs) existe em dois modelos, o simples (que nada mais é que uma base plástica) e o "Deluxe" (que eu comprei), que acrescenta um suporte para garrafas plásticas/copos de maior porte.A diferença de preço de apenas 10 dólares não justificava pegar o modelo mais simples.
O apoio de braço, fabricado pela européia Armster, modelo Deluxe (há outras opções de marcas e modelos no site, mas foi essa que escolhi) visa dar um pouco mais de conforto (eu já estava mal-acostumado com esse item no HB20), e acrescenta um espaço adicional para pequenos objetos, já que ele possui um compartimento. Este porta-trecos foi o motivo por ter optado pelo Armster em vez dos outros modelos disponíveis na loja.
O pedido veio dividido em duas remessas: na primeira, o apoio de braço, na segunda, os acessórios "originais" (porta-copos e porta-óculos). O primeiro foi postado (via FedEx) no dia 18/05, e o segundo, no dia 22/05. O pacote dos acessórios originais chegou antes, no dia 25/05, já o apoio de braços ficou retido em Campinas por conta da greve dos caminhoneiros e só chegou no dia 01/06. O total de tarifas de desembaraço alfandegário, entre impostos e taxas de serviço da Fedex, ficou em torno de R$ 1.200,00 😭😭😭, mas faz parte, fazer o quê.
Nem mesmo vou detalhar o processo de instalação, já que todos os produtos vieram com seus respectivos manuais (bem detalhados) e a instalação é super simples mesmo:
Para instalar o console, basta soltar um parafuso Torx (T30 se não me engano) que prende a capa inferior do painel (lá no túnel central), encaixar o porta-copos (que possui um pedaço de velcro na parte inferior para grudar no carpete), e colocar o mesmo parafuso de volta (se você perdê-lo no processo, vem um novo, exatamente na mesma medida, no kit).
O porta-óculos vai no nicho à esquerda do volante, na parte superior. A recomendação do fabricante é parafusá-lo ao painel (parafusos auto-atarraxantes incluídos), mas eu não quis furar o painel do carro então colei a peça com fita dupla face de fixação ultra-forte. Usei, na verdade, alguns adesivos de câmera GoPro que eu tinha em casa, os recortei no formato adequado e colei ao painel. Se aguentam uma GoPro num capacete a 100 km/h, vão aguentar o peso de um par de óculos, né?
Fica a dica, mesmo que você não tenha uma câmera GoPro, vale à pena sempre ter à mão alguns adesivos desses usados para colar base de GoPro em capacete. Não precisam ser os originais (caros), os genéricos encontrados no MercadoLivre atendem muito bem. Não é nada mais do que fita dupla face extra-forte da 3M, mas ela é um pouco mais "grossa" que aquela cinza (que já é bem forte) encontrada em lojas de material de construção, e o fato de vir em "plaquinhas" torna-as mais fáceis de trabalhar (ex: recortar em formatos diferentes) do que direto no rolo de fita.
Note que o óculos fica perfeitamente oculto quando o compartimento está fechado.
O apoio de braço também é SUPER fácil de instalar. Você monta a base fornecida ao banco do motorista (os furos já existem no banco) com os parafusos, porcas auto-travantes (tipo Parlock) e arruelas fornecidos no kit, e depois só monta o encosto na base (quatro parafusos e aruelas, também fornecidos). Dá um pouco de trabalho parafusar a base por causa do acesso (e você precisa duas chaves de boca de 13mm), mas nada absurdo.
O encosto de braço não apenas dá um pouco mais de conforto ao motorista, como ainda pode ser recolhido e tem um porta-trecos.
A instalação dos três acessórios não me consumiu mais do que 45 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário