Nós, proprietários de smart, sabemos que o carrinho, por questões de espaço, não vem com estepe de fábrica, sendo o pneu sobressalente substituído por um kit de reparo e um compressor, que ficam alojados sob os pés do passageiro.
Ocorre que vivemos no Brasil.
Com a buraqueira constante em nossas ruas, há uma chance grande de pegar uma cratera numa rua/estrada, amassando a roda (ou rasgando a lateral de um pneu) e ficando com um pneu vazio, em uma situação em que o kit de reparos original do veículo não servirá para absolutamente nada. Você pode até chamar o reboque do seu seguro (se você tiver) para sair do sufoco, mas ainda assim, você fica impedido de se locomover até achar um local para reparo (e se for à noite? você pode até achar borracheiros que funcionem 24 horas, mas não lojas especializadas em consertos de rodas de liga leve). E, mesmo que o dano não seja tão extenso, sempre há a possibilidade da espuma do kit de reparos do seu carro estar fora da validade. É o tipo de problema que você só descobre na hora que precisa mais dele.
Com a buraqueira constante em nossas ruas, há uma chance grande de pegar uma cratera numa rua/estrada, amassando a roda (ou rasgando a lateral de um pneu) e ficando com um pneu vazio, em uma situação em que o kit de reparos original do veículo não servirá para absolutamente nada. Você pode até chamar o reboque do seu seguro (se você tiver) para sair do sufoco, mas ainda assim, você fica impedido de se locomover até achar um local para reparo (e se for à noite? você pode até achar borracheiros que funcionem 24 horas, mas não lojas especializadas em consertos de rodas de liga leve). E, mesmo que o dano não seja tão extenso, sempre há a possibilidade da espuma do kit de reparos do seu carro estar fora da validade. É o tipo de problema que você só descobre na hora que precisa mais dele.
Então, dependendo da qualidade do asfalto na cidade em você reside, é recomendável andar sempre com (ou pelo menos ter guardado em sua casa) um kit composto por pneu/roda reserva, macaco e chave de roda. Se você costuma pegar estrada com o seu smart, então, esse kit se torna ainda mais importante.
Ferramentas
Macaco e chave de roda são simples: qualquer macaco padrão serve (recomendo os do tipo "sanfona" que são mais firmes e dão mais apoio ao veículo, mas é fato: o macaco tipo "joelho" também serve e ocupa menos espaço), e você pode usar uma "chave biela" de 15mm como chave de roda (também pode usar uma chave catraca com um soquete sextavado de 15mm - não use soquete estriado pois ele vai espanar as cabeças dos parafusos). Você compra ambos em qualquer auto-peças e boas lojas de ferramentas. Uma bolsa para guardar tudo (em boas lojas de auto-peças você acha umas carpetadas com velcro no fundo, para grudar no carpete), e pronto.
Eu, particularmente, já tinha a chave biela de 15mm, e vou um macaco hidráulico tipo garrafa que eu também já tinha em casa (e tem até maletinha para guardar). É um pouco mais "espaçoso" pra guardar mas como já estava disponível mesmo, não quis gastar o dinheiro.
Alternativamente, você pode comprar um macaco original Ford (que geralmente já vem com bolsa para armazenamento) em qualquer ferro-velho e substituir a chave de roda do conjunto pela chave biela de 15mm. Nesse caso ou você prende a bolsa ao carpete do carro (até sob o banco) com velcro, ou o coloca por dentro do estepe e usa algum tipo de cinta de amarração.
Eu, particularmente, já tinha a chave biela de 15mm, e vou um macaco hidráulico tipo garrafa que eu também já tinha em casa (e tem até maletinha para guardar). É um pouco mais "espaçoso" pra guardar mas como já estava disponível mesmo, não quis gastar o dinheiro.
Alternativamente, você pode comprar um macaco original Ford (que geralmente já vem com bolsa para armazenamento) em qualquer ferro-velho e substituir a chave de roda do conjunto pela chave biela de 15mm. Nesse caso ou você prende a bolsa ao carpete do carro (até sob o banco) com velcro, ou o coloca por dentro do estepe e usa algum tipo de cinta de amarração.
Outra boa alternativa é usar um kit completo de macaco/chave de roda com isopor de fixação, como o do HB20 ou do Gol (tem que ser para roda aro 15, a do estepe do Onix não serve porque é aro 16 - uma pena pois o Chevrolet usa macaco tipo sanfona). Com essa alternativa você pode encaixar o kit de ferramentas na parte interna do estepe, também evitando ruídos de ferramentas batendo. Sim, você precisará fazer alguns ajustes no isopor para acomodar dentro de um estepe fino, mas nada muito trabalhoso.
Roda e pneu (o estepe propriamente dito)
Já para pneus e rodas, como o fortwo usa rodas com furação 3x112 (e é o único carro que já foi comercializado no Brasil a usar essa furação), a coisa fica um pouquinho mais complicada.
Então, temos três opções possíveis para resolver o problema:
1 - a mais fácil (mas que não vai sair tão barato e ainda ocupa mais espaço dentro do carro);
2 - a (provavelmente) mais barata mas que vai demandar um pouquinho de trabalho e exigir um bom profissional para executar (mas vai ocupar bem menos espaço)
3 - a mais correta, que será mais segura (por não envolver adaptação) que a mais barata (mas custará um bom dinheiro a mais por conta de frete e impostos) e também ocupará pouco espaço, mas vai dar mais trabalho por requerer tempo e paciência para importar peças.
1 - a mais fácil (mas que não vai sair tão barato e ainda ocupa mais espaço dentro do carro);
2 - a (provavelmente) mais barata mas que vai demandar um pouquinho de trabalho e exigir um bom profissional para executar (mas vai ocupar bem menos espaço)
3 - a mais correta, que será mais segura (por não envolver adaptação) que a mais barata (mas custará um bom dinheiro a mais por conta de frete e impostos) e também ocupará pouco espaço, mas vai dar mais trabalho por requerer tempo e paciência para importar peças.
Vamos começar pela solução mais fácil: Comprar uma roda de liga leve dianteira do mesmo modelo usado no seu fortwo (por que a dianteira? é um pneu temporário, para uso apenas em emergências, então a idéia é usar o pneu mais fino possível) e um pneu 155/70R15 (medida usada nos pneus dianteiros dos fortwo até 2012). Para esta solução, você gastará em torno de 1000 reais (não inclusas as ferramentas - macaco e chave de roda), sendo aproximadamente 600 pela roda USADA (preços do site de leilões MercadoLivre) e 400 pelo pneu. O ponto positivo é que você terá uma roda dianteira de reserva caso a sua tenha danos irreversíveis (e geralmente é a dianteira a primeira a bater em buraco). O ponto negativo é que esse estepe será o mais volumoso (por larga margem) deles. Ainda cabe no porta-malas, mas é um trambolho BEM maior que as outras duas opções. Estamos falando de 1,5 polegadas a mais de largura, o que reflete diretamente no volume da peça.
A segunda solução, é a mais "barata" e não requer importação de peças. Você compra (em um ferro-velho ou via site de leilões MercadoLivre) um estepe temporário fino aro 15" ou 16" (há várias opções, desde os do Fit/City em aro 15" que começam em R$ 250,00 no MercadoLivre). Esses estepes temporários usam pneus ultrafinos, de largura 110, 120, 130. O problema é a furação da roda, que terá de ser refeita para o padrão 3x112 com furo central de 57.1mm (a adaptação tem que ser muito bem feita para ficar seguro, especialmente no que diz respeito às soldas - mas trata-se de uma roda para uso emergencial, o fato é que é mais fácil e menos perigoso fazer isso em uma roda de aço que em uma de liga leve). Meu teste inicial foi esse, usando um estepe de Hyundai i30 (pneu 125/70R15) modificado para 3x112 com furo central de 57.1mm. Comprei o estepe em uma loja de rodas no MercadoLivre (Kobarg Rodas, fica em Itajaí/SC), que me vendeu o conjunto roda-pneu por R$ 450,00 já adaptada para a furação desejada, montada e balanceada (acrescentou-se R$ 100,00 de frete), mas você pode comprar o estepe em um ferro velho e procurar um BOM torneiro em sua cidade para fazer o serviço de adaptação da furação. Tenha em mente que a roda adaptada pode não pegar um balanceamento perfeito, mas que é mais importante que as soldas sejam bem feitas (para que a roda não quebre em caso de pegar outro buraco) do que ela pegar balanceamento - lembre-se que será um pneu para uso EMERGENCIAL.
A terceira solução é a mais "correta", mas também a mais cara. Compre uma roda de ferro específica do smart, já em furação 3x112, em largura 3.5" ou 4" (não disponível no Brasil, custa 50 libras esterlinas mais 75 de frete (só mandam por DHL), fora o imposto de importação, ou seja, SAI CARO - mas é a solução mais segura e sem adaptações de qualquer tipo). Não é demorada, já que o envio é por DHL, o que sai mais rápido até do que comprar uma roda no Brasil e mandar adaptar. O que pega é o custo, ainda mais que imposto de importação por empresas de courier sai mais caro do que por correio tradicional (por conta do ICMS e tarifas de desembaraço alfandegário da transportadora).
Você pode pedir a roda já com o pneu temporário montado, mas eu optei por não fazê-lo por questão de custos (faria efeito cascata nos impostos de importação, além do que realmente não sei se é permitido importar pneu). Recebendo a roda, você compra um desses estepes temporários aro 15" (o do Fit/City por exemplo, em torno de 300 reais por aí em qualquer ferro-velho - o meu de i30 só saiu por 450 por conta da adaptação de furação) e "transplanta" o pneu para a roda nova, dando o fim que você quiser à roda antiga.
A roda original de ferro para estepe temporário você encontra no site Smart Stuff, loja britânica especializada em peças para veículos smart. O site é www.smart-stuff.parts, e a roda pode ser encontrada neste link direto. (vale a visita para procurar peças mais difíceis ou que sejam muito caras no Brasil).
A roda original montada com o pneu temporário ficará assim (essa não é a minha, que montei com um pneu temporário já usado que comprei por R$ 50,00 em um borracheiro da cidade, mas é o mesmo modelo de roda):
Curiosidade: graças à enorme "eficiência" dos Correios, a roda importada (lembrando, veio via DHL) chegou à minha casa 10 dias antes da roda do i30 modificada, isso mesmo considerando que a loja levou aproximadamente dez dias para postar o pedido. Isso me deixou com dois conjuntos de estepe prontos, um com roda original (cinza) e outro com a roda de i30 adaptada (vermelha). O valor dos impostos da roda original ficaram em 490 reais, ou seja, em suma, eu paguei praticamente 1000 reais por 01 (uma) roda de ferro. Mas, vivendo e aprendendo (e ainda acho que valeu à pena pelo sossego que essa solução me dá - e sempre vale o aprendizado). Futuramente penso (mas ainda não sei se vou) em vender um deles (o adaptado) para minimizar o prejuízo (até porque não há necessidade de ter dois kits de estepe), mas por enquanto fico com os dois conjuntos guardados em casa. Se, após as eleições, o novo governador deixar o asfalto do Distrito Federal com melhor qualidade, eu passo um deles pra frente.
Alternativamente, se você não quiser comprar uma roda usada com pneu só pra aproveitar o pneu, pode tentar usar um pneu de motocicleta aro 15" (o traseiro da Yamaha Virago 250, medida 130/90-15 sem câmara, por exemplo). Peraí, pneu de moto num carro? Novamente, é uma solução para uso EMERGENCIAL. Tá certo que o índice de carga e velocidade do pneu de moto é inferior ao do carro, e por isso mesmo você deverá usar de extremo cuidado, evitando ultrapassar a velocidade de 70 km/h enquanto estiver usando o pneu emergencial (como também teria de fazer com o pneu temporário fino para automóvel). Particularmente, não recomendo essa alternativa (tanto por questões de segurança quanto até mesmo por custo - pneu de moto não é exatamente barato), mas é bom saber que ela é possível caso você prefira comprar algo novo. Eu, particularmente, acho mais viável (e o custo será parelho) já importar a roda com o pneu montado (novamente, se é que é permitido importar pneu via courier).
roda de ferro largura 15"x3.5J encontrada no site Smart Stuff
Você pode pedir a roda já com o pneu temporário montado, mas eu optei por não fazê-lo por questão de custos (faria efeito cascata nos impostos de importação, além do que realmente não sei se é permitido importar pneu). Recebendo a roda, você compra um desses estepes temporários aro 15" (o do Fit/City por exemplo, em torno de 300 reais por aí em qualquer ferro-velho - o meu de i30 só saiu por 450 por conta da adaptação de furação) e "transplanta" o pneu para a roda nova, dando o fim que você quiser à roda antiga.
um bom uso para uma roda de ferro sem valor comercial é transformá-la em uma churrasqueira
A roda original de ferro para estepe temporário você encontra no site Smart Stuff, loja britânica especializada em peças para veículos smart. O site é www.smart-stuff.parts, e a roda pode ser encontrada neste link direto. (vale a visita para procurar peças mais difíceis ou que sejam muito caras no Brasil).
A roda original montada com o pneu temporário ficará assim (essa não é a minha, que montei com um pneu temporário já usado que comprei por R$ 50,00 em um borracheiro da cidade, mas é o mesmo modelo de roda):
Curiosidade: graças à enorme "eficiência" dos Correios, a roda importada (lembrando, veio via DHL) chegou à minha casa 10 dias antes da roda do i30 modificada, isso mesmo considerando que a loja levou aproximadamente dez dias para postar o pedido. Isso me deixou com dois conjuntos de estepe prontos, um com roda original (cinza) e outro com a roda de i30 adaptada (vermelha). O valor dos impostos da roda original ficaram em 490 reais, ou seja, em suma, eu paguei praticamente 1000 reais por 01 (uma) roda de ferro. Mas, vivendo e aprendendo (e ainda acho que valeu à pena pelo sossego que essa solução me dá - e sempre vale o aprendizado). Futuramente penso (mas ainda não sei se vou) em vender um deles (o adaptado) para minimizar o prejuízo (até porque não há necessidade de ter dois kits de estepe), mas por enquanto fico com os dois conjuntos guardados em casa. Se, após as eleições, o novo governador deixar o asfalto do Distrito Federal com melhor qualidade, eu passo um deles pra frente.
o tarado dos estepes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alternativamente, se você não quiser comprar uma roda usada com pneu só pra aproveitar o pneu, pode tentar usar um pneu de motocicleta aro 15" (o traseiro da Yamaha Virago 250, medida 130/90-15 sem câmara, por exemplo). Peraí, pneu de moto num carro? Novamente, é uma solução para uso EMERGENCIAL. Tá certo que o índice de carga e velocidade do pneu de moto é inferior ao do carro, e por isso mesmo você deverá usar de extremo cuidado, evitando ultrapassar a velocidade de 70 km/h enquanto estiver usando o pneu emergencial (como também teria de fazer com o pneu temporário fino para automóvel). Particularmente, não recomendo essa alternativa (tanto por questões de segurança quanto até mesmo por custo - pneu de moto não é exatamente barato), mas é bom saber que ela é possível caso você prefira comprar algo novo. Eu, particularmente, acho mais viável (e o custo será parelho) já importar a roda com o pneu montado (novamente, se é que é permitido importar pneu via courier).
Para todas as soluções, é importante lembrar: se trata de um estepe, um pneu para uso TEMPORÁRIO. Então, caso o utilize, mande consertar o pneu/roda danificado o quanto antes. Não se esqueça que muito provavelmente o ESP do carro ficará meio "maluco" (não funcionará corretamente enquanto estiver com a roda temporária) por conta do conjunto roda-pneu de tamanho diferente, então evite rodar em velocidades muito altas (no máximo 70 km/h), especialmente se estiver usando a solução dos pneus finos (seja os estepes temporários, seja o pneu de moto). Não me responsabilizo por qualquer dano/acidente causado por mau uso (ou serviço mal feito) dessa solução.
E onde vai o estepe?
Bom, há várias opções. Você pode levar atrás dos bancos (do motorista ou do carona), especialmente se for um estepe fino (se você usou a solução da roda de liga leve não é a solução ideal) e você tiver menos de 1,75m de altura. É a solução mais usada pelo pessoal dos fóruns estrangeiros. Para mim (tenho 1,81m), essa solução não resolve, pois fica MUITO apertado para dirigir.
Outras alternativas são: 1 - colocar o estepe no porta-malas, sobre a tampa do motor; 2 - colocar atrás do banco do carona (essa é interessante para quem nunca leva passageiro no carro); 3 - Pode até mesmo deixar em casa e pedir pra alguém levar pra você apenas caso precise (o que ainda é mais rápido que ficar dependendo de reboque ou procurar conserto de roda de madrugada).
Outras alternativas são: 1 - colocar o estepe no porta-malas, sobre a tampa do motor; 2 - colocar atrás do banco do carona (essa é interessante para quem nunca leva passageiro no carro); 3 - Pode até mesmo deixar em casa e pedir pra alguém levar pra você apenas caso precise (o que ainda é mais rápido que ficar dependendo de reboque ou procurar conserto de roda de madrugada).
Eu optei por colocá-lo sobre a tampa do motor. Inicialmente, minha ideia seria modificar a tampa do motor, furando e passando uma rosca para parafusar o estepe a ela, cheguei até a comprar no MercadoLivre um suporte de estepe de Ford Pampa pensando em parafusá-lo sobre a tampa do motor, mas acabei nem mesmo usando essa solução (depois eu aproveito para alguma outra coisa, parafuso é sempre parafuso).
Por enquanto, o estepe de uso (o com a roda original) está "largado" no porta-malas do carro. Apoiei-o do lado esquerdo do porta-malas. O isopor das ferramentas ainda não está pronto, preciso aparar um pouco dele para que ele encaixe certinho dentro da roda sobressalente. Por incrível que pareça, não me atrapalha em nada esse pneu no porta-malas, já cheguei até a fazer compras grandes usando o carro, mesmo com essa tralha toda aí dentro.
Ele invade um pouco o habitáculo (é necessário "desgrudar" uma parte do velcro da divisória de cargas do carpete), mas não atrapalha em absolutamente nada, e nem mesmo é visível de fora do carro.
O outro estepe (de reserva) está em casa até eu decidir o que vou fazer dele - como eu já tive que socorrer amigo com DOIS pneus furados de uma vez graças ao "excelente" - #sqn - asfalto de Brasília, estou considerando seriamente deixá-lo guardado em casa.
O conjunto roda-pneu montado tem 22 polegadas (57cm) de diâmetro e aproximadamente 9 cm de largura. Com isso em mente, a solução para estocagem do estepe e ferramentas veio de onde eu menos esperava: de uma loja de instrumentos musicais.
Adquiri uma bolsa para prato de bateria de 22 polegadas (não é qualquer uma que serve, tem que ser uma mais funda), da marca Solid Sound. Me custou 75 reais.
A bolsa (com pequenas modificações, foi necessário remover as divisórias internas - bastou um estilete para isso) serviu perfeitamente para o estepe (bem justa, mas não ao ponto de "forçar" o zíper). Sim, ela está um pouco "inflada" por conta do kit de ferramentas (isopor de estepe de HB20). No bolso externo (também fechado com zíper) vai a chave de roda.
Assim ela fica acomodada no porta-malas, rouba algum espaço, mas posso conviver com isso, não me atrapalha em nada no uso do carro (de fato, eu levo mais tralha ainda, eu guardo as capas do carro/moto no porta-malas quando não estão em uso - mesmo assim eu consigo numa boa ir ao supermercado e fazer minhas compras).
Meus planos são de levar a bolsa em uma costureira e mandar colocar grandes peças de velcro em uma das faces da bolsa, de forma a permitir grudar a bolsa com pneu/roda/ferramentas sobre o carpete do porta-malas. Esta solução mata dois coelhos com uma cajadada só: não só mantém o estepe firmemente preso ao carro (mas, para ser sincero, é excesso de preciosismo, o velcro não está sendo necessário), como ainda não o deixa exposto.
Se você quiser ainda fazer "gracinha" na estética pode procurar uma empresa que faça patches bordados (como as que fazem bordados para coletes de motociclistas) e (como eu também estou considerando fazer), fazer um bordadão grande com o logo da smart.
Claro, você pode, também, guardar esse conjunto todo na sua casa (em vez de levá-lo no carro o tempo todo) e pedir para alguém trazer para você em caso de emergência, de qualquer forma é uma solução melhor do que não ter um estepe, ainda mais aqui no Brasil onde a buraqueira nas ruas é cena comum. A escolha é sua.
Por enquanto, o estepe de uso (o com a roda original) está "largado" no porta-malas do carro. Apoiei-o do lado esquerdo do porta-malas. O isopor das ferramentas ainda não está pronto, preciso aparar um pouco dele para que ele encaixe certinho dentro da roda sobressalente. Por incrível que pareça, não me atrapalha em nada esse pneu no porta-malas, já cheguei até a fazer compras grandes usando o carro, mesmo com essa tralha toda aí dentro.
Ele invade um pouco o habitáculo (é necessário "desgrudar" uma parte do velcro da divisória de cargas do carpete), mas não atrapalha em absolutamente nada, e nem mesmo é visível de fora do carro.
O outro estepe (de reserva) está em casa até eu decidir o que vou fazer dele - como eu já tive que socorrer amigo com DOIS pneus furados de uma vez graças ao "excelente" - #sqn - asfalto de Brasília, estou considerando seriamente deixá-lo guardado em casa.
O conjunto roda-pneu montado tem 22 polegadas (57cm) de diâmetro e aproximadamente 9 cm de largura. Com isso em mente, a solução para estocagem do estepe e ferramentas veio de onde eu menos esperava: de uma loja de instrumentos musicais.
Adquiri uma bolsa para prato de bateria de 22 polegadas (não é qualquer uma que serve, tem que ser uma mais funda), da marca Solid Sound. Me custou 75 reais.
A bolsa (com pequenas modificações, foi necessário remover as divisórias internas - bastou um estilete para isso) serviu perfeitamente para o estepe (bem justa, mas não ao ponto de "forçar" o zíper). Sim, ela está um pouco "inflada" por conta do kit de ferramentas (isopor de estepe de HB20). No bolso externo (também fechado com zíper) vai a chave de roda.
Assim ela fica acomodada no porta-malas, rouba algum espaço, mas posso conviver com isso, não me atrapalha em nada no uso do carro (de fato, eu levo mais tralha ainda, eu guardo as capas do carro/moto no porta-malas quando não estão em uso - mesmo assim eu consigo numa boa ir ao supermercado e fazer minhas compras).
Meus planos são de levar a bolsa em uma costureira e mandar colocar grandes peças de velcro em uma das faces da bolsa, de forma a permitir grudar a bolsa com pneu/roda/ferramentas sobre o carpete do porta-malas. Esta solução mata dois coelhos com uma cajadada só: não só mantém o estepe firmemente preso ao carro (mas, para ser sincero, é excesso de preciosismo, o velcro não está sendo necessário), como ainda não o deixa exposto.
Se você quiser ainda fazer "gracinha" na estética pode procurar uma empresa que faça patches bordados (como as que fazem bordados para coletes de motociclistas) e (como eu também estou considerando fazer), fazer um bordadão grande com o logo da smart.
Claro, você pode, também, guardar esse conjunto todo na sua casa (em vez de levá-lo no carro o tempo todo) e pedir para alguém trazer para você em caso de emergência, de qualquer forma é uma solução melhor do que não ter um estepe, ainda mais aqui no Brasil onde a buraqueira nas ruas é cena comum. A escolha é sua.
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