Tudo bem, lavar o motor do carro é algo que não deve ser feito de forma frequente por motivos óbvios...
Como sabemos, lavar o motor do carro (especialmente em lava-rápidos, onde são usadas máquinas de pressão) pode ser fonte de problemas: a água em alta pressão pode danificar irreversivelmente componentes eletrônicos sensíveis. Fora o uso de produtos químicos agressivos (como o "solupan"), que resseca borrachas e é corrosivo, podendo até mesmo danificar peças metálicas com o uso frequente.
Todavia, lavar o motor do carro é um processo que, feito com cuidado e carinho, não oferece riscos e é uma forma bem divertida (para aqueles que gostam de cuidar de seus carros) e agradável de passar o tempo. Além disso, é um procedimento altamente recomendável de ser feito antes de vistorias (para seguro, transferência de veículos ou mesmo aquelas vistorias anuais exigidas em São Paulo e Rio de Janeiro), por facilitar a inspeção do compartimento do motor (verificar numerações, etc).
Como sabemos, lavar o motor do carro (especialmente em lava-rápidos, onde são usadas máquinas de pressão) pode ser fonte de problemas: a água em alta pressão pode danificar irreversivelmente componentes eletrônicos sensíveis. Fora o uso de produtos químicos agressivos (como o "solupan"), que resseca borrachas e é corrosivo, podendo até mesmo danificar peças metálicas com o uso frequente.
Todavia, lavar o motor do carro é um processo que, feito com cuidado e carinho, não oferece riscos e é uma forma bem divertida (para aqueles que gostam de cuidar de seus carros) e agradável de passar o tempo. Além disso, é um procedimento altamente recomendável de ser feito antes de vistorias (para seguro, transferência de veículos ou mesmo aquelas vistorias anuais exigidas em São Paulo e Rio de Janeiro), por facilitar a inspeção do compartimento do motor (verificar numerações, etc).
Neste valor, o produto já vem com o borrifador, e quando acabar, você pode comprar o refil:
Note que a recomendação é específica para esta marca e versão de produto: outros concorrentes como o Mr. Músculo e o Veja Desengordurante são agressivos para plásticos, borrachas e alumínio (ou seja, devem ficar LONGE do motor), o que não é o caso do Cif. Além disso, não é como se você fosse lavar o motor do carro toda semana né?
Considerando que as principais intenções do "detailing caseiro" de motor é evitar danos por conta de produtos agressivos (como o solupan) e dos jatos diretos de água (máquinas de pressão), a limpeza deve ser feita com bastante cuidado.
Considerando que as principais intenções do "detailing caseiro" de motor é evitar danos por conta de produtos agressivos (como o solupan) e dos jatos diretos de água (máquinas de pressão), a limpeza deve ser feita com bastante cuidado.
Logo, NADA de usar mangueiras para o processo (a menos que sejam daquelas de jardim, com pouca pressão e sem aqueles "bicos de jatear"). Mesmo a mangueira de jardim citada anteriormente eu evitaria, pois é água demais! risos.
Lista de compras
Minha recomendação de material para o processo:
1 - Cif Ultra Rápido Desengordurante (1 frasco com borrifador)
1 - Cif Ultra Rápido Desengordurante (1 frasco com borrifador)
2 - Dois pincel tipo "trincha", um mais largo para as áreas abertas, e um mais fino para as áreas de acesso mais difícil:
3 - Um pulverizador de pressão manual de 1,5 a 2 litros (em torno de R$ 15,00 em lojas de materiais agrícolas) - este pulverizador costuma ser usado para borrifar pesticidas e fertilizantes líquidos
4 - Uma esponja "Scotch-Brite Não Risca" (comprada em qualquer bom supermercado) para esfregar nas sujeiras mais difíceis (tanto faz a cor, lembrando que NÃO podem ser aquelas esponjas verde e amarela), tem que ser a "Não Risca". Existe em outras marcas também, mas eu só costumo comprar dessa, a diferença de preço é ridícula. Na minha lavada eu não precisei da esponja, mas é bom tê-la à mão se o seu motor estiver mais imundo.
Note que se você possuir motos com motor em pintura rugosa, essa dica também é bem útil para tirar os encardidos que ficam nesse tipo de pintura.
Meu kit para lavar o motor do smart
Como fazer?
Aqui, detalharei o processo para o smart fortwo 451, mas tirando as peculiaridades do carrinho, o processo é o mesmo para qualquer carro ou motocicleta (lembrando que nessas, você não precisa abrir o capô rsrsrsrs).
Lembre-se que é ESSENCIAL que o motor do veículo esteja FRIO (isto é, à temperatura ambiente) antes de iniciar o processo. Particularmente, não acredito que molhar o motor quente cause danos (afinal respingos de chuva sempre o molham né?), mas recomendo isso para evitar que VOCÊ se queime ao esfregar as peças (especialmente as de escapamento e turbinas), afinal será um processo de lavagem manual. Então, nada de fazer isso depois de um rolé, ok?
Basicamente, as instruções a seguir são as mesmas do vídeo do canal do Youtube Smart E.R., só que traduzidas para o Português e usando produtos disponíveis no Brasil. Se quiser assistir o vídeo antes para ver como é o esquema, aí está:
1 - Abra o compartimento do motor do seu carro (se for uma moto, pode pular direto para o passo 2, eu deixo 😂😂😂).
No fortwo 451:
1.1 - Abrir o porta-malas
1.2 - "Desgrude" o velcro da divisória do porta-malas e enrole-a para cima;
1.3 - Levante o carpete, passe-o por trás da divisória, e apóie-o na própria divisória (essa medida visa evitar que o carpete fique caindo sobre o motor durante o processo)
1.4 - Retire o parafuso que prende a tampa do motor ao assoalho;
1.5 - Retire a tampa do motor e coloque-a em local seguro
2 - Opcional (eu não fiz): Se você tiver medo de estragar alguma coisa, cubra os bicos de injeção e outras peças eletrônicas como a bobina e conexões dos cabos de velas, use sacos plásticos de supermercado para isso - em carros antigos, é ESSENCIAL cobrir o distribuidor.
3 - Com o motor acessível, e SECO, espalhe o Cif Desengordurante no motor e no cofre do motor, fazendo uma BOA camada de espuma, principalmente nas partes mais sujas. Recomendo fazer o processo por partes, "dividindo" o motor do carro em seções, e só passar para a limpeza da seção seguinte quando a atual estiver concluída e limpinha. Não se esqueça de fazer de cima pra baixo, pois a sujeira VAI escorrer.
Espalhe o Cif Desengordurante por toda a superfície do motor
4 - Deixe agir por alguns minutos (uns 3 a 4 minutos está bom). Esfregue as partes com o pincel trincha, e nas partes onde a sujeira estiver mais grudada, use a parte áspera da esponja Não Risca. (desculpem, a foto não saiu)
Deixe agir por uns 3 a 4 minutos, esfregue com a trincha e a esponja onde a sujeira estiver mais grudada.
6 - Se ainda estiver sujo, repita o processo até ficar do seu agrado. NÃO se esqueça de jogar água (com o borrifador manual) para tirar qualquer vestígio da espuma do Cif.
OPCIONAL: Coloque o carro numa rampa e faça o mesmo por baixo do motor (e porque não nas caixas de rodas?)
Para secar o motor, dê a partida (com o compartimento aberto) e espere aquecer até a temperatura normal de funcionamento. O próprio calor evaporará a água. Ou, se quiser, feche tudo e já saia rodando, dá no mesmo. Secar com o carro parado é um pouco de excesso de preciosismo da minha parte. 😂😂Só não deixe a água parada com o motor frio, dê um jeito de secar, nem que seja dando uma voltinha de 20 minutos com o carro.
OPCIONAL: Coloque o carro numa rampa e faça o mesmo por baixo do motor (e porque não nas caixas de rodas?)
Para secar o motor, dê a partida (com o compartimento aberto) e espere aquecer até a temperatura normal de funcionamento. O próprio calor evaporará a água. Ou, se quiser, feche tudo e já saia rodando, dá no mesmo. Secar com o carro parado é um pouco de excesso de preciosismo da minha parte. 😂😂Só não deixe a água parada com o motor frio, dê um jeito de secar, nem que seja dando uma voltinha de 20 minutos com o carro.
Uma borrifadinha de WD-40 ajuda a dar um brilho e repelir a água
OPCIONAL PARA MANÍACOS POR LIMPEZA: Você pode continuar o processo incluindo as caixas de rodas e todo o resto da parte inferior do carro (se você tiver tempo e disposição pra isso). Para as partes externas ao motor não há problema em usar mangueira - seja a de jardim ou a de alta pressão - mas provavelmente você precisará de um suprimento bem maior do Cif para uma limpeza bem completa - se for essa a intenção, compre um frasco e vários refis. Aliás, se a idéia for de fazer realmente um "detailing" bem completo, recomendo até mesmo usar cavaletes e retirar as rodas do carro. Eu não sou tão maníaco assim.
7 - Admire o resultado do seu trabalho
Antes e depois. O processo todo levou aproximadamente meia hora.
8 - Feche o compartimento do motor (no smart, é só inverter a ordem dos passos 1.1 a 1.5)
Fantástico! Meu motor tá precisando de uma limpeza e vou seguir esses passos! Obrigado pelo conteúdo detalhado
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